Permissão Internacional para Dirigir (PID): o que é e como tirar

Permissão Internacional para Dirigir (PID) juntamente com o passaporte
Capa da Permissão Internacional para Dirigir (PID)

Se você vai viajar para o exterior e pretende alugar um carro, é fundamental conhecer os documentos necessários e obrigatórios para que não tenha dor de cabeça na sua viagem dos sonhos . Conheça a PID: Permissão Internacional para Dirigir.

O que é?

A PID é um documento emitido pelos Detrans de cada Estado brasileiro. É um documento nacional, mas fundamentalmente usado no exterior. A PID é uma carteira de habilitação que permite que o condutor dirija em vários países do mundo. Funciona exatamente como a nossa carteira de habilitação, mas contém o diferencial de estar em vários idiomas diferentes, com o objetivo de facilitar a identificação do motorista pela autoridade ou qualquer entidade.

Onde tirar a PID, valor e data de validade

Como dito acima, você vai solicitar a PID no Detran de seu estado. É obrigatório que você seja um motorista habilitado, sem impedimentos e com a sua carteira de habilitação tradicional válida. O valor da PID no Detran de SP, por exemplo, atualmente está em R$362,67. A data de validade da sua PID vai depender de duas regras básicas: se sua carteira de habilitação tradicional tiver validade inferior a 3 anos, aí a validade da PID será a mesma da sua carteira de habilitação. Se sua habilitação tiver validade superior a 3 anos, então a validade da PID será de 3 anos. Exemplo 1: sua habilitação vence daqui 1 ano. Então sua PID vai vencer junto com sua habilitação, daqui 1 ano. Exemplo 2: sua habilitação vence só daqui 4 anos. Então a PID vai vencer em 3 anos, antes da sua habilitação.

Dica dos Pombos: se pretende viajar para o exterior daqui a alguns anos e quer tirar a PID, verifique antes a validade da sua habilitação. Se ela for vencer logo, não solicite a PID. Espere para renovar sua habilitação e só então solicite a PID. Assim ela terá o vencimento máximo, que é de 3 anos.

A PID é obrigatória?

A resposta é: depende de cada país. Existem países que exigem a PID para que você possa alugar um carro e dirigir. Outros países não exigem, apenas com sua habilitação comum você consegue alugar um carro e sair dirigindo. Portanto É FUNDAMENTAL que você saiba se o seu país de destino exige o documento ou o uso é facultativo. Os sites dos Detrans costumam ter esta informação, mas vamos deixar aqui alguns exemplos de países mais visitados pelos turistas.

Países onde a PID É obrigatória: África do Sul, Itália, Austrália, Nova Zelândia, Oriente Médio

Países onde a PID não é obrigatória: Estados Unidos, Argentina, Chile

Policial americano abordando um veículo de uma motorista e consultando os documentos

Dica dos Pombos: nossa recomendação é que você solicite sua PID, mesmo que o país de destino não a exija. Por alguns motivos: se você se envolver em um acidente de trânsito, ter a PID vai facilitar muito a autoridade policial te identificar e evita que a situação incômoda por si só, piore. Mesmo se você não tiver nenhum problema, é de bom tom possuir uma PID em caso de blitz, por exemplo. O policial certamente terá uma abordagem mais calma e respeitosa se o documento que você apresentar estiver no idioma dele, não é mesmo? Ainda, algumas locadoras de veículos exigem a PID pra você alugar um carro, mesmo que o país não exija o documento. Muito melhor ter do que não ter né… Ah, e sempre apresente sua carteira de habilitação tradicional, junto com a PID e o passaporte. De posse destes documentos, sua viagem será tranquila e positiva.

Bons voos!!!

Logo redondo Pombos Viajantes

Deixe uma resposta