Gonçalves: A Pérola da Mantiqueira

Estamos em pleno inverno e, claro, aproveitamos para conhecer um lugar ideal para passar o friozinho tão desejado por muitos viajantes. Não, não estamos falando da quase européia Gramado (tem post sobre Gramado aqui), tampouco sobre a Serra Catarinense. Região serrana do Rio? Talvez Petrópolis? Também não! Então certamente é sobre Campos do Jordão, o município mais alto do Brasil? Quase! Hoje a boa da vez é a cidadezinha de Gonçalves em Minas Gerais, no topo da Serra da Mantiqueira.

Gonçalves é realmente pequena. Seus pouco mais de 4.000 habitantes vivem como se vive no interior raiz. Sem prédios e poucos carros; os moradores aproveitam um descanso na praça da matriz enquanto o comércio local fecha na hora do almoço. O carro de som anuncia o dia e horário da Missa para todos se programarem. Então o que fomos fazer nesse lugar? A cidade se transforma no fim de semana. Deixa de ser aquela cidade mineira pacata, e passa a receber turistas de diversas regiões em busca de sossego, comida boa e claro, FRIO!!! Mas calma, a cidade ainda é pouco conhecida, então a tranquilidade é garantida.

Centro da cidade de Gonçalves em Minas Gerais, com destaque para a igreja matriz
Centro de Gonçalves – Igreja matriz


Como chegar

A cidade de Gonçalves está localizada bem na divisa dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira. Situa-se bem no meio entre a já famosa Monte Verde (MG) e sua prima rica Campos do Jordão (SP). Saindo da capital paulista, é possível chegar em Gonçalves por Monte Verde ou Cambuí (MG) via Rodovia Fernão Dias ou então por Santo Antônio do Pinhal (SP) na direção de Campos do Jordão via Rodovia Carvalho Pinto ou Dutra.

Dica dos Pombos: Prefira a segunda opção por Santo Antônio do Pinhal, pois apesar de ser um pouco mais longo o percurso (3h30), o caminho é todo asfaltado e bem sinalizado. Já via Monte Verde / Cambuí o trecho é de terra e pode exigir maior perícia do motorista.

Estrada para Gonçalves-MG
Estrada para Gonçalves-MG


A Cidade 

Por estar no alto da Serra da Mantiqueira, Gonçalves tem clima predominantemente frio, numa altitude de 1.300 m. Cercada de verde e serras por todos os lados, a cidade baseia-se no turismo rural ou ecológico, artesanato e comidinhas mineiras, como alternativa para quem quer fugir da multidão e dos preços altos de Campos do Jordão e da também movimentada Monte Verde. Existem várias lojinhas de artesanato e ateliês. Para quem gosta de um souvenir para enfeitar a casa ou de tecidos em renda, é um excelente lugar. Cachaça mineira então…

Lojinha de cachaça mineira em Gonçalves
Lojinha de cachaça mineira em Gonçalves


A gastronomia mineira é outro destaque de Gonçalves. São várias opções para o turista: comida a quilo, pratos a la carte e fondues. A grande maioria das lojinhas de artesanato e também de restaurantes ficam no próprio centrinho de Gonçalves. Entretanto existem alguns restaurantes fora do centro, mais afastados. Vale a pena pesquisar mais a fundo, pois existem preciosidades gastronômicas escondidas entre as serras.


Onde se hospedar

Este tópico é muito importante, por um simples motivo. Existem inúmeras opções de hospedagens, para todos os bolsos e estilos. Como havia dito, o turismo em Gonçalves está crescendo muito em virtude de ser alternativa para Monte Verde e Campos do Jordão. Com isso várias pousadas se instalaram na região. A grande maioria das pousadas ficam afastadas do centro. Algumas mais, outras menos. Os acessos são feitos  predominantemente por estradas de terra em boas condições. Existem opções de hospedagens distantes 1 km do centro ou até 10 km do centro, e são igualmente espetaculares. Algumas delas com cachoeiras ou riachos nas propriedades, ou próximas de alguma fonte de água.

Dica dos Pombos: Se você pretende viajar para Gonçalves para curtir um friozinho na pousada, com hidro e lareira, não escolha sua pousada pela distância até o centro. Foque nas comodidades que a pousada tem a oferecer para você. Apesar da maior parte das estradas serem de terra batida, as condições são boas.

Ficamos na Pousada Espelho d’água. Quando fomos pela primeira vez escolhemos esta pousada pela distância até o centro (1 Km),  a Pousada é muito boa e aconchegante.  Você se hospeda em chalés isolados uns dos outros, dando privacidade para o hóspede, e alguns com vista para a Cachoeira Sete Quedas. Olha só a vista que tínhamos no café-da-manhã.

Vista da Pousada Espelho d'água em Gonçalves-MG
Vista da Pousada Espelho d’água em Gonçalves-MG, com destaque para os chalés coloridos
Descanso na rede no chalé da Pousada Espelho d'água em Gonçalves, Minas Gerais
Descanso na rede no chalé da Pousada Espelho d’água em Gonçalves, Minas Gerais


A parte baixa da Cachoeira Sete Quedas está dentro de seus limites e pode ser  acessada através de uma trilha bem tranquila e curta. No final da trilha você pode optar por relaxar nas piscinas naturais ou seguir riacho acima para chegar mais perto da cachoeira. Não precisa nem sair da pousada. Tivemos o prazer de nos hospedar no chalé mais próximo da cachoeira (Chalé Topázio), da varandinha tínhamos a vista e o barulhinho da Sete Quedas.

Vista da cachoeira no chalé da Pousada Espelho d'água em Gonçalves-MG
Vista da cachoeira no chalé da Pousada Espelho d’água em Gonçalves-MG

Passeios

Além de tudo o que a gente já falou, Gonçalves tem vários atrativos naturais para quem curte ecoturismo e trilhas. Além de diversas cachoeiras espalhadas no seu entorno, existem alguns picos que podem ser explorados através de passeios a pé ou 4×4. Todos estes atrativos estão afastados do centrinho e por isso é interessante procurar uma agência para agendar seus passeios, ainda mais se você não conhece a região.

Dica dos Pombos: recomendamos a Mantiqueira Ecoturismo, apesar de ainda não ter contratado seus serviços.

E para os amantes da boa e velha cerveja, existe uma cervejaria artesanal entre as serras e com acesso por estradinha de terra batida. A Cervejaria 3 Orelhas. Não deixe de provar suas cervejas especiais. Nós não perdemos tempo. Afinal de contas a água da Serra da Mantiqueira é extremamente pura e ideal para a fabricação de cerveja. Quer conhecer? Anota aí o endereço: Estrada de São Sebastião das Três Orelhas, km 5, Gonçalves.

Cervejaria 3 Orelhas na zona rural de Gonçalves-MG
Provando uma cerveja artesanal na Cervejaria 3 Orelhas – Gonçalves-MG

Enfim, Gonçalves é realmente uma pérola que está sendo descoberta pelos turistas em busca de sossego, friozinho e até de aventuras em meio a natureza. Ficamos encantados com a simplicidade do lugar ao mesmo tempo em que oferece ao visitante toda a hospitalidade que uma cidadezinha mineira pode oferecer. Finalizando, nossas duas últimas dicas:

Dica dos Pombos Bônus: alguns lugares não aceitam cartão. Leve dinheiro e em boa quantidade. Existe apenas uma agência do Banco do Brasil na cidade.

Dica dos Pombos Bônus Plus: não confie no sinal do GPS / Waze. Até chegar na cidade OK. Mas em algumas regiões do entorno de Gonçalves o sinal pode falhar. Consulte o caminho antes pela internet ou com sua pousada.  

Bons voos !!!

Logo dos Pombos Viajantes

Deixe uma resposta