Capitólio: o mar de Minas e seus cânions fantásticos

Sem dúvida Capitólio está no auge do turismo nacional muito em virtude das redes sociais, em especial o Instagram. As belezas desta região até então “escondidas” tornaram Capitólio o destino da moda nos últimos tempos. Claro que os Pombos Viajantes não poderiam deixar de conferir e trazer para vocês algumas dicas e impressões do local.


Como Chegar

A cidade de Capitólio está situada a 285 km de Belo Horizonte-MG. Saímos de São Paulo e fomos de carro mesmo, mais ou menos 5 horas de viagem. O trecho dentro do Estado de SP é ótimo. Já ao entrar em Minas Gerais fica ruim, um pouco esburacado, mas nada que vá comprometer sua viagem. Dá pra ir tranquilo.

Estrada para Capitólio em Minas Gerais
Estrada para Capitólio – MG


As atrações de Capitólio estão localizadas antes mesmo de chegar na cidade e provavelmente você ficará em algum hotel ou pousada nesta região. Não é necessário chegar até o centro da cidade para ver os cânions e o lago de Furnas.


Hospedagem

Ficamos no Hotel Balneário do Lago. É um hotel grande que possui em suas dependências um Parque Aquático para seus hóspedes, que é ótimo para crianças (e adultos tb, pq não…).


Outra atração deste hotel foi a piscina aquecida. Chegar de um passeio e pular na água quente era ótimo. Além disso o hotel conta com meia pensão. Valeu a pena.


O passeio de barco pelos cânions

Fechamos o passeio com o próprio pessoal do hotel. O hotel conta com uma marina que permite embarcar e desembarcar de lancha sem precisar sair do hotel. Você pode contratar o barqueiro na marina principal de Capitólio que fica no Rio do Turvo. Existem passeios de lancha e chalana. Lancha é mais caro, mas você ganha tempo e tem mais privacidade. A chalana é mais lenta, vai mais gente com você no barco, porém é mais em conta. Fomos de lancha. O passeio leva em média 4 horas e percorre o Lago de Furnas que é IMENSO, por isso é chamado “Mar de Minas”.

Passeio de barco pelo Lago de Furnas em Capitólio, MG
Passeio de barco pelo Lago de Furnas em Capitólio, MG


Nas reentrâncias formadas no lago de Furnas estão os cânions e seus paredões de pedra. Vale cada minuto e dinheiro investido. O contraste da água verde com as rochas é incrível.


Dica dos Pombos: não vá em épocas de muita chuva, como o verão, pois o nível da água do lago sobe e os paredões ficarão menos aparentes.


O famoso Mirante dos Cânions

Como dissemos anteriormente, Capitólio caiu nas graças dos turistas muito em virtude do Instagram. E com certeza você já deve ter se deparado com a famosa foto do mirante dos cânions. A gente foi lá pra ver se era tudo isso mesmo.
Sim, é tudo isso mesmo! O mirante fica na beira da Rodovia MG-050 (que você vai usar muito, pois todos os passeios e pousadas estão nas suas imediações). É de graça para acessar mas pode ter que desembolsar uns trocados pro guardador de carros. A visão lá de cima é impressionante.

Sentada na pedra à frente do Mirante dos Cânions em Capitólio, Minas Gerais

Dica dos Pombos: esta pedra aí em cima é o ponto principal para tirar fotos. Porém existem inúmeros outros locais como este para fotografar. É só andar alguns metros para os lados. Assim você foge da muvuca da galera fazendo fila para tirar selfie e garante sua foto com mais privacidade e qualidade.


A Trilha do Sol

Outro passeio imperdível é na Trilha do Sol. Fica dentro de uma propriedade particular e portanto tem que pagar, mas vale a pena. O local de boa estrutura para você passar o dia inteiro. Tem restaurante, banheiros, estacionamento, playground e claro trilhas. Estas trilhas que levam às tês cachoeiras do parque. Existem monitores caso queira fazer a trilha guiada, mas não tem necessidade pois o local é muito bem sinalizado. As trilhas tem diferentes distâncias. Deixamos a mais longa por último.

Cachoeira do Grito: rápida de se chegar. Tem um escadão que leva até a cachoeira. Muito tranquila.

Cachoeira Poço Dourado: um pouco mais longa, mas nada pesado. Para se chegar ao poço dourado é necessário passar por um caminho alagado. Na maior parte do caminho apenas molha até o tornozelo. Entretanto em uma parte pode chegar até a cintura.

Dica dos Pombos: fique ciente que vai molhar e pode ser necessário troca de calçado e de roupa. O final do caminho termina no poço dourado, onde tem uma cachoeira que é iluminada pelos raios solares, dando um efeito muito bonito.

Cachoeira Poço Dourado em Capitólio, Minas Gerais


Cachoeira No Limite: sim, senhores. É isso mesmo. A cachoeira tem este nome porque é a mais longa para se chegar. Leva em torno de 30 minutos pra chegar lá. Dá pra ir curtindo o visual da Serra da Canastra. A cachoeira é linda, mas a água é extremamente gelada.

Dica dos Pombos: tem um mirante no meio da trilha que não é muito bem sinalizado, apesar da plaquinha. Vale demais parar para uma selfie.


Usina Hidroelétrica de Furnas

Já na volta pra casa, paramos no meio do caminho pra visitar a Usina Hidroelétrica de Furnas. É uma obra de engenharia impressionante. Você pode entrar com o carro, não paga nada.

Vista da Usina hidrelétrica de Furnas, MG
Usina hidrelétrica de Furnas, Capitólio – MG


Última Dica dos Pombos: se for comprar queijos e doces, visitem o Empório de Queijos Califórnia. A variedade é grande e a vendedora te dá um monte de amostras para você provar enquanto compra.

Enfim, esta foi nossa aventura na tão falada Capitólio. Recomendo a visita. As fotos ficam ótimas neste visual que contrasta águas com paisagem de cerrado. Comentem e perguntem. Estamos aqui para te ajudar a visitar Capitólio.

Bons voos !!!

Logo dos Pombos Viajantes

Deixe uma resposta